Da esquerda para a direita: Marcos Vaandrade, Nelson Limeira Lima, João Mazzaferro, Maria Helena Eichler, Naum Gorenstein, Marco Antônio Fonseca, Nelson Marchezan Jr., Jorge Gerdau Johannpeter, Paulo Tigre, Márcia Beneducci e Edemar Tutikian. Crédito das fotos: Itamar Aguiar

 

O Concurso de Salto Internacional Cidade de Porto Alegre (CSI2*-W), tradicionalmente conhecido como The Best Jump, chega a data histórica de 50 edições. O maior evento hípico do sul do País inicia dia 19 e vai até o dia 22 de abril, na Sociedade Hípica Porto Alegrense. Para marcar esse cinquentenário, os presidentes de honra do The Best Jump, Jorge Gerdau Johannpeter; da Sociedade Hípica Porto Alegrense (SHPA), Maria Helena Eichler; e do Comitê Organizador do The Best Jump, João Mazzaferro, receberam jornalistas, convidados e patrocinadores, nesta terça-feira (3), no restaurante Dado Bier, do Bourbon Country, para o lançamento oficial do evento.

De acordo com Jorge Gerdau Johannpeter, principal idealizador do evento e vencedor do concurso em 1970, é uma satisfação comemorar os 50 anos consecutivos do campeonato. “Mesmo com dificuldades, em alguns anos, conseguimos mobilizar a cidade e tornar realidade o objetivo de trazer para o Estado os melhores cavaleiros do mundo”, celebrou.

E, para marcar o meio século de existência, foi criado pelo artista Marcos Vaandrade, um troféu especial que será entregue aos três melhores colocados do Grande Prêmio Porto Alegre (big tour). De mármore reconstituído, com 10kg e 50cm de altura, o troféu traz elementos próprios do hipismo, como o salto e o obstáculo, em assonância ao logotipo do campeonato.

O vencedor do Grande Prêmio Cidade de Porto Alegre, além de receber o troféu, se qualifica para a disputa por uma vaga na Copa do Mundo do esporte, em abril de 2019 em Gotemburgo, na Suécia, e se habilita ao Campeonato Mundial, que acontece sempre há cada quatro anos. Em 2018, o evento será em Tryon, na Carolina do Norte (EUA), em setembro.

Presente no lançamento, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., disse que o evento coloca a capital gaúcha no mapa do esporte hípico mundial e incentiva as áreas de hotelaria e gastronomia da cidade. “Além de ser um prestígio receber um evento de porte internacional, é uma satisfação ver o desenvolvimento do comércio e dos serviços nesse período”, observou.

De acordo com o presidente executivo do Comitê Organizador do The Best Jump, João Mazzaferro, a edição de 2018 terá recorde de participação de cavaleiros argentinos e uruguaios, chegando a 40 competidores. “A importância do concurso vai além de uma competição esportiva, sendo responsável pela movimentação da economia de Porto Alegre”, lembrou. Além deles, competidores do Brasil, do Peru e de Portugal também são esperados. A premiação total será de R$ 227 mil.

Com tamanha importância, o The Best Jump, além de aproximar o público com competidores de alto nível, visa ainda o incentivo ao esporte, conforme ressaltou a presidente da Sociedade Hípica Porto Alegrense, Maria Helena Eichler. “Nós queremos formar novos cavaleiros e amazonas, iniciar atletas em suas primeiras montarias e acompanhar sua carreira”, destacou.

Nessa mesma linha, o presidente da Federação Gaúcha de Esportes Equestres, Nelson Limeira Lima, que esteve presente na primeira edição do concurso, afirmou que “é uma felicidade imensa sediar um concurso com a grandiosidade do The Best Jump, principalmente por honrar o esporte”.

O The Best Jump 2018 acontece entre os dias 19 e 22 de abril, na Sociedade Hípica Porto Alegrense. A entrada é franca. A programação completa e as informações e histórico do evento estão no site www.bestjump.com.br/imprensa

 

Serviço:

O quê? CSI2*-W Porto Alegre – The Best Jump
Quando? 19 a 22 de abril de 2018
Onde? Sociedade Hípica Porto Alegrense
Entrada franca