A partir de hoje e até o início do Concurso de Saltos Internacional Cidade de Porto Alegre – o nosso já tradicional The Best Jump – serão postadas aqui entrevistas com alguns dos principais cavaleiros do país, participantes e vencedores de outras edições do evento que têm muito a nos ensinar com a sua experiência e sucesso.
Para abrir os trabalhos, nada mais justo que o atual campeão do The Best Jump, o paulista José Luiz Guimarães de Carvalho. Vale lembrar que ele já venceu duas edições do concurso – em 2015 e 2011!

entrevista-jose-guimarae-vencedor-2015-1

• Há quanto tempo você pratica hipismo?
Monto desde os 5 anos de idade, desde 1987, há 29 anos.

• De quantos campeonatos já participou?
Comecei a competir aos 7 anos nas categorias de base e em 2000 me tornei profissional, participo de 25 a 30 concursos por ano.

• Quais foram as suas melhores colocações e em quais campeonatos?

Sem dúvida os melhores resultados foram as vitórias em GP’s World Cup Indoor em São Paulo e Best Jump em Porto Alegre (2 vezes).

• De quantas e quais edições do The Best Jump já participou?
Participei a primeira vez em 1998 na categoria Junior e foi a realização de um sonho competir na pista de grama do Best Jump. Depois, como Senior, participei de umas 10 edições entre 2004 e 2015.

entrevista-jose-guimarae-vencedor-2015-3

• Estava preparado para vencer a edição de 2015?
Estava muito bem preparado apesar de não ter conseguido bons resultados nas provas anteriores. Meu conjunto com a Ariness estava num crescente, onde já tinha conquistado o 2º lugar no GP CSI de Santo Amaro em São Paulo.

• E como estão os preparativos para participar da edição deste ano?

Este ano tive um acidente num concurso em Curitiba em março e precisei ficar quase 5 meses sem montar. Estou recomeçando as competições agora no final de agosto e minha égua Ariness está 100% em forma – espero estar no mesmo nível dela até o Best Jump.

• Quais são os maiores desafios do concurso?
Os melhores cavaleiros colocam o GP do Best Jump como meta principal do ano e isso faz com que todos deem o máximo para ganhar, tornando as provas ainda mais competitivas.

entrevista-jose-guimarae-vencedor-2015-4

• Como você avalia o The Best Jump?
O Best Jump é um concurso muito tradicional, além de muito importante para o currículo do cavaleiro, muito bem organizado, com ótima premiação e muitas opções para o espectador.

• Para quem vai participar pela primeira vez do campeonato, quais são as suas dicas?

A minha dica principal é se preparar muito, pois o nível das provas é sempre muito exigente. Na parte social recomendo que traga toda a família, pois o ambiente é muito agradável e terão a oportunidade de assistir excelentes disputas na pista.

• Uma frase para definir o hipismo:
O hipismo é muito mais que um esporte, é uma maneira de viver.